comando cat

Tecnologia infraestrutura e desenvolvimento

comando cat

O comando cat do sistema operacional Unix é usado para unir, criar e exibir arquivos. O nome é uma forma abreviada de se referir a concatenate (concatenar, unir). Este comando envia o conteúdo de um ou mais arquivos para a saída padrão ou para um outro arquivo. Em geral é usado desta maneira para exibir o conteúdo de um arquivo na saída padrão:

Algumas opções do comando

-n : numera todas as linhas.

-b que numera apenas as linhas não brancas.

-s remove linhas em brancas repetidas e faz cat exibir também caracteres não imprimíveis exceto por quebra de linha e tabulação.

–version : mostra informações sobre o aplicativo.

cat [opções] arquivos

Exemplos:

# cat /home/dejano/dejano.txt

Onde dejano.txt é o nome de um arquivo do diretório /home/dejano ou o nome e caminho para um arquivo. Para cumprir o real propósito de unir arquivos, arquivo aceita caracteres curinga, exibindo na saída padrão o conteúdo de todos os arquivos que se encaixam na expressão.


Para concatenar um arquivo no fim do outro, usa-se:

# cat /home/dejano/dejanoconcatenado.txt >> /home/dejano/dejano.txt


Neste exemplo, o arquivo dejano.txt será alterado, passando a ter o seu conteúdo anterior ao qual foi agregado o conteúdo de dejanoconcatenado.txt pois usamos o sinal de ” >> “

Podemos usar o comando cat para exibir os arquivos na tela. Por exemplo,

# cat dejano1.txt dejano2.txt
mostra na tela o conteúdo dos arquivos dejano1.txt e dejano2.txt.

Para parar a rolagem da tela e permitir a navegação com o resultado do comando cat, use os comandos more ou less junto com o pipe ( caractere “|”).

# cat teste1 teste2 | more

ou

# cat teste1 teste2 | less

Para concatenar vários arquivos e colocar o resultado em um outro arquivo deve-se usar o redirecionador de saída >. Por exemplo,

# cat arq1 arq2 arq3 > arq_final

Neste exemplo vai ser gerado o arquivo arq_final que corresponde a concatenação dos arquivos arq1, arq2 e arq3. Se já existe um arquivo chamado arq_final, este arquivo é destruído e criado novamente.


Para inserir o arquivo arq4 no final do arquivo arq_final digite

# cat arq4 >> arq_final


Também é possível criar um arquivo usando o comando cat junto com o redirecionador de saída >. Para ter um exemplo, basta digitar as três linhas abaixo (tecle ENTER ao final das duas primeiras linhas e CTRL+D ao final da terceira linha).

# cat > teste

Para numerar as linhas do arquivo basta usar o parâmetro -n.

# cat -n dejano1.txt

exibe o número e o conteúdo de cada linha do arquivo dejano1.txt.

Dicas: Poderá ser utilizado direcionamento para os comandos more ou less, para visualizar o arquivo de uma maneira em que você possa ler todo ele, assim como com o grep: 

# cat /etc/group | more

# cat /etc/group | less

# cat /etc/group | grep adm 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *